Fundada originalmente como uma empresa de joias, com a invenção das mangueiras metálicas constituiu-se uma nova área produtiva, que hoje avança criando parcerias de desenvolvimento nas áreas de veículos, da indústria e transporte aeroespacial. Nosso grupo sempre olha com motivação para o futuro.
Heinrich Witzenmann fundou uma fábrica de joias juntamente com Louis Kuppenheim. Em 1861, a empresa já contratava 60 funcionários e era uma das maiores da cidade de Pforzheim.
Em 1877 foi fundada uma nova fábrica em Paris, juntamente com Eugène Levavasseur.
Usando o conhecimento adquirido na produção da colares de metal, Heinrich Witzenmann e Eugène Levavasseur desenvolveram mangueiras metálicas que eram tanto flexíveis como robustas na mesma proporção.
Em agosto de 1885 estas foram patenteadas na França e na Alemanha.
Heinrich Witzenmann já tinha 60 anos de idade quando deixou a consolidada fabricação de joias para se voltar inteiramente a uma nova área comercial.
Em seguida, a Witzenmann desenvolveu todos os perfis mais importantes para a fabricação de mangueiras, as quais possuem validade técnica até hoje.
Rapidamente, a Wizenmann garantiu os direitos sobre a marca HYDRA® em 1899. O conceito do nome foi escolhido porque as mangueiras metálicas robustas lembram o ser mitológico. Hoje, a HYDRA disponibiliza uma grande variedade de produtos industriais, e é uma das marcas mais antigas ainda ativas na Alemanha.
Em uma época de extrema crença em soluções técnicas, também surgiam algumas ideias peculiares de aplicações usando elementos flexíveis metálicos. Elementos de resfriamento para a cabeça, rosto e nuca foram desenvolvidos pelo vienense Prof. Dr. Gustav Gaertner, os quais deveriam amenizar as dores de cabeça dos pacientes de tifoide ou, integrados em toucas, fornecer um refresco aos viajantes de longa distância.
Ainda hoje o Grupo Witzenmann fabrica mangueiras de proteção para técnicas medicinais - por exemplo, para técnicas a laser ou cirurgias pouco invasivas.
Em 1920, Emil Witzenmann, filho do fundador Heinrich Witzenmann, inscreveu a patente dos compensadores de mangueira metálica. Do ponto de vista puramente técnico, esse precursor era uma mangueira de metal de grande porte, estanque à pressão, com liberdade de movimento limitada e definida.
Nos anos de 1930 foram adicionados aos elementos funcionais da mangueira metálica os foles metálicos. Esta característica de construção forma, até hoje, o princípio básico construtivo das juntas de expansão.
Um contrato formal selou o início do trabalho conjunto com a VW. A fábrica Volkswagen pediu, na época, 300.000 mangueiras metálicas como elemento de aquecimento para os automóveis lançados por Ferdinand Porsche. Nesta época a Witzenmann já era uma fornecedora estabelecida da indústria de veículos e produzia, desde 1935, sob os nomes Vibraflex e Vibratube, componentes padrão para a indústria automobilística. Inclusive para alguns protótipos dos precursores do Fusca.
Com o início da produção de foles de membrana, o Grupo Witzenmann desenvolve, nos anos 1970, as novas e promissoras áreas comerciais de tecnologia a vácuo, transporte aeroespacial, técnicas medicinais e construção de estruturas especiais.
A fundação da área de peças de veículos comerciais nos anos 1990 e a internacionalização andaram de mãos dadas. Locais de produção mais próximos de clientes e a alta competência em engenharia fizeram rapidamente com que o Grupo Witzenmann se tornasse um parceiro de desenvolvimento preferencial e um confiável fornecedor em série para os fabricantes de automóveis.
Toda a equipe e familiares dos funcionários comemoram, juntamente com os inúmeros convidados da política, economia e sociedade de Pforzheim, os 150 anos da Witzenmann.
"Managing flexibility" é o novo slogan que permeia de forma concisa a história da empresa e aponta para o futuro.
Um novo aniversário. Há 125 anos, Heinrich Witzenmann inventou a mangueira metálica, iniciando um mercado totalmente novo, e abriu os caminhos para sua empresa familiar criar uma história de sucesso contínuo.
Nós honramos os aniversários com, entre outros presentes, com um selo comemorativo.
A sociedade está enfrentando uma grande mudança, novas tecnologias estão chegando a todas as áreas de nossa vida. A digitalização e a globalização estão se tornando mais importantes. O Grupo Witzenmann enfrenta os desafios - com responsabilidade e sustentabilidade.
Nothing beats direct contact. We would be pleased to speak to you in person and answer any questions you may have.
Please send us your enquiry via our contact form and we will get back in touch without delay.